O sobrepeso e a obesidade são doenças atuais que surgiram com o aumento do sedentarismo e com uma alimentação geralmente rica em gorduras e em açúcar (por exemplo, fast food, refrigerantes).
A obesidade (IMC superior à 30) não é apenas uma preocupação estética, pois temos que saber que existem riscos significativos para a saúde. Em estágios avançados, a obesidade pode levar a pessoa a parar de trabalhar, pois a doença pode causar muitas complicações graves e que invalidam a pessoa, como a diabete, hipertensão (pode provocar um AVC ou um infarto do miocárdio), osteoporose, artrose, distúrbios psicológicos (depressão devido à perda de confiança), doenças cardiovasculares graves, câncer de intestino, psoríase
O sobrepeso e, sobretudo a obesidade podem desencadear os seguintes riscos ou complicações:
- diversos problemas do aparelho locomotor (reumatismo), em especial a artrose, a osteoporose e as dores nas costas.
- doenças psíquicas por causa das conseqüências psicológicas, estéticas e mentais que o excesso de peso traz, como a depressão.
- diversas doenças cardiovasculares como a hipertensão, os distúrbios venosos ou o colesterol (aterosclerose).
- diminuição da expectativa de vida em média, em vários meses (é o caso da população americana, na qual a expetativa diminuiu em alguns meses devido à obesidade).
- psoríase
- diversas doenças cardiovasculares como a hipertensão, os distúrbios venosos ou o colesterol (aterosclerose).
0 comentários:
Postar um comentário