sexta-feira, 22 de julho de 2011

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO PRORROGADA ATÉ O DIA 30/07/2011.







Rayane Bastos sendo vacinada pela técnica de enfermagem Amanda (Imagem autorizada pela sua resp. Cristiane Bastos).
Gaya na espera pela vacina. (Imagem autorizada pelo seu resp. José Antônio).
O estado do Rio de Janeiro ainda não conseguiu cumprir sua meta de vacinação da Campanha de Seguimento contra o Sarampo, iniciada em 18 de junho: imunizar cerca de 1.235.980 crianças entre 1 e 6 anos. Até agora, 885.266 mil crianças foram vacinadas, o que corresponde a apenas 71,62% do público-alvo.
Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) prorrogou o encerramento da campanha para o dia 30 de julho, o Dia D. A SES está solicitando a adesão maciça de todos os 92 municípios para que mantenham seus postos de saúde abertos até esta data, que cai em um sábado, dia em que normalmente essas unidades não abrem e que os pais, de um modo geral, têm mais disponibilidade para levar seus filhos para vacinar.
A região Metropolitana I, mais populosa do estado e que engloba os municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Magé, entre outros, é a que apresenta o menor índice de cobertura vacinal: 63,87% da meta. Depois, vem o Litoral Sul (65,61%); Baixada Litorânea (73,41%); Metropolitana II (76,08%); Serrana (80,25%); Noroeste (87,33%); Médio Paraíba (87,60%); Centro-Sul (91,31%); e região Norte, com o melhor índice de cobertura: 96,51%. Já os municípios com menor cobertura vacinal são: Guapimirim (51,8%); Angra dos Reis (49,63%), Seropédica (48,95%); Duque de Caxias (47,55%) e, em primeiro lugar, Araruama, com 43,04%. 
Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Otávio Chieppe, é muito importante atingir a cobertura vacinal total, já que, caso isso não aconteça, pode haver recirculação do vírus do sarampo no estado. De acordo com ele, a doença pode causar várias complicações, como pneumonia e outras infecções.

Qual é a importância da vacinação?
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida com muita facilidade.  Durante a primeira semana, chamada de período de incubação, a pessoa infectada não apresenta qualquer sinal ou sintoma. Nessa fase, quem não foi vacinado pode contrair a doença apenas pela proximidade com um paciente infectado. Por isso, a vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz e, além do sarampo, também protege contra rubéola e caxumba.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, 2.488 - Pavuna

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h

Telefones

(21) 2455-5671

Tecnologia do Blogger.